
Ho'oponopono
Resumo do Livro "Limite Zero"
Ho'oponopono é um antigo processo havaiano de resolução de problemas atualizado para ser utilizada hoje em dia, reconhecido como um Tesouro Vivo do Havaí em 1983. É formado por três elementos: o arrependimento, o perdão e a transmutação. Transmutação é quando a Inteligência Divina neutraliza e libera as memórias para o Vazio na Mente Subconsciente. Está
disponível para ser usada apenas pela Inteligência Divina. É uma petição iniciada pela Mente Consciente e dirigida ao Divino para anular memórias e restabelecer a Identidade Própria.
Nossas decisões são tomadas antes mesmo que a consciência as tome, e que o intelecto não tá consciente desse fato, acreditando ser ele quem decide. Se não é o intelecto nem o consciente, quem está no controle? As memórias. Todas as experiências da vida são expressões de memórias que se repetem, as inspirações, depressão, pensamentos, culpa, pobreza, sofrimento, ressentimento são antigas aflições renovadas. Problemas são memórias que reencenam uma experiência passada uma vez mais na Mente Subconsciente. Na resolução do problema, é crucial perceber que o corpo e o mundo não são em si o problema, mas sim os efeitos, as consequência de memórias que se repetem na mente subconsciente.
A escolha está nas mãos da mente consciente.
As frases "Sinto muito. Me perdoe. Te amo. Sou grato." são como palavras mágicas que abrem o segredo do universo. É pedir a Deus, que conhece os nossos projetos individuais, para curar todos os pensamentos e memórias que estão nos refreando neste momento, para que a nossa mente atrapalhe no fluxo natural das coisas. Agir sem interferência da mente, e deixar que os resultados fossem o que fossem, confiar que tudo faz parte de uma realidade mais abrangente. É dizer para Deus "Que seja feita a sua vontade e não a minha." O que quer que aconteça, será melhor do que eu consigo imaginar. A voz que você ouve na sua mente é a voz do ego, você se identifica com ela e acha que ela é você, mas não é. Deus e a inspiração estão atrás dessas vozes. Quando abandonamos o ego e os seus desejos,
permitimos que algo melhor nos oriente: Deus.
O ho'oponopono purifica a energia compartilhada. Se faz parte da sua experiência, você criou isso na sua realidade. Não é culpa sua, é sua responsabilidade, e a ideia é assumi-lá 100%. O conceito de autorresponsabilidade vai além do que você diz ou pensa, ele abarca as coisas que os outros dizem e pensam, e que aparecem na sua vida. Quando alguém o tem algo e você o nota, você também passa a tê-lo. Você pode não ter a menos ideia do motivo pelo qual esta coisa está na sua vida, ou como ela apareceu, mas você não pode simplesmente ignorá-la, porque agora você tem consciência dela. Quando uma pessoa surge com um problema, esse problema passa a ser seu também. O problema pode ser resolvido sem que tenhamos a menor ideia do que está acontecendo. O verdadeiro problema não tem nada a ver com o que a pessoa, o que está realmente acontecendo não está ao alcance da consciência dela. Tudo começa no pensamento e o agente de curar é o amor. Eu preciso fazer uma limpeza no que vejo nos outros, já que o que vejo neles está em mim também. A medida que você vai fazendo essa limpeza, os pensamentos ficam mais positivos, produtivos e amorosos. Nós não curamos a nós mesmos, deixamos que Deus nos cure.
A prece "Sinto muito. Me perdoe. Te amo. Sou grato." liga você ao divino. A medida que você vai ficando curado, o mesmo acontece com o que está do lado de fora. Tudo, sem exceção, está dentro de você. O ho oponopono purifica os pensamentos tóxicos e substitui por amor. Mas o resultado não é instantâneo, exige tempo. Ele é o caminho mais curto para o sucesso. Para começar a despertar você precisa encerrar dois estágios: o que você é uma vítima e o que você está no controle.
Você tem escolhas, mas não controle da sua vida.
"Sinto muito."
O arrependimento é o início do processo do ho’oponopono principiado pela Mente Consciente como um petição à Inteligência Divina para transmutar memórias em Vazio. A Mente
Consciente reconhece a sua responsabilidade pelas memórias que são reencenadas como problemas na sua Mente Subconsciente, tendo-as criado, aceitado e acumulado. O Vazio é o alicerce da Identidade Própria. É o lugar onde as Inspirações brotam da Inteligência Divina. As memórias que se repetem na Mente Subconsciente tomam o meu lugar mas não destroem, impedindo o influxo das Inspirações do Divino. As Inspirações são criações do Infinito. Ao dizer “Sinto muito”, você está dizendo ao Divino que deseja o perdão dentro de si mesmo para o que quer que tenha trazido isso para você. Você não está pedindo ao Divino que o perdoe; você está pedindo ao Divino que o ajude a perdoar a si mesmo.
"Me perdoe."
O perdão ao lado do Arrependimento, é uma petição da Mente Consciente ao Divino Criador para que transforme memórias na Mente Subconsciente em Vazio. Não apenas a Mente Consciente está triste, ela também está pedindo perdão à Inteligência Divina. O perdão, mais do que fraqueza ou sinal de fragilidade, é um ato de coragem, um meio de desapegar-se e de abrir a porta ao amor. Nem sempre é fácil perdoar, mas é preciso fazê-lo para liberar-se do peso das lembranças ruins que nos oprimem. Ho’oponopono permite uma nova abordagem do perdão, tornando mais simples a reconciliação que transforma nossos rancores e nos ajuda a reintegrar o amor à nossa verdadeira identidade. A "prece" pedi perdão pelo que quer que haja em você (internamente) que causou a circunstância (externa). O exercício levará você à reflexão e a atos concretos de liberdade e paz interior.
“Eu te amo.”
"Eu te amo" tem três elementos que podem transformar qualquer coisa: gratidão, reverência e transmutação. Quando a alma viver memórias que repetem problemas, diga mental ou silenciosamente para elas: “Queridas memórias, sou grata pela oportunidade de libertar todas vocês e a mim também.” “Eu te amo” pode ser repetido, em silêncio, ininterruptamente. As memórias nunca saem de férias e só se aposentam se você aposentá-las. “Eu te amo” pode ser usado mesmo que você não esteja consciente do problema. A frase, por exemplo, pode ser aplicada antes que você se envolva com qualquer atividade, como dar um telefonema, ou antes de entrar no carro para ir a algum lugar.
Amai os vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam.
JESUS, como relatado em Lucas:6
"Sou grato."
Quando você diz “Obrigado”, você está expressando gratidão. Você está demonstrando a sua confiança de que a questão será resolvida para o bem maior de todos os envolvidos.
Como curar a si mesmo (ou qualquer outra pessoa)
e descobrir a saúde, a riqueza e a felicidade
Aqui está uma técnica comprovada de ho’oponopono para você curar a si
mesmo (ou qualquer outra pessoa) de qualquer coisa que você possa notar. Lembre-se
de que o que você vê em outra pessoa também está em você, de modo que toda cura é
uma cura de si mesmo. Ninguém, a não ser você, precisa executar esses processos. O
mundo inteiro está nas suas mãos.
Em primeiro lugar, esta é a prece que Morrnah dizia para ajudar centenas ou até
mesmo milhares de pessoas. É simples, porém poderosa:
Divino criador, pai, mãe, filho como um... Se eu, a minha família,
parentes e ancestrais ofendemos a ti, tua família, teus parentes e teus ancestrais
com pensamentos, palavras e ações desde o início da nossa criação até o
presente, pedimos o teu perdão... Que esta prece limpe, purifique, liberte e
secione todas as memórias, energias, vibrações e bloqueios negativos, e
transmute essas energias indesejadas em uma luz pura... Está feito.
As frases transmuta a energia de emperrada em fluente. Ela o religa ao Divino. Como o estado
zero é um estado de amor puro e possui limite zero, você está começando a alcançar
esse estado expressando o amor. O que acontece em seguida é da alçada do Divino. Você pode se sentir inspirado a tomar alguma medida. Seja o que for, faça-o. Se você não tem certeza de que medida deve tomar, use esse mesmo método de cura na sua confusão. Quando tudo estiver claro, você saberá o que fazer.
REFERÊNCIA
Livro - Limite Zero
de Joe Vitale
