
Crenças
ONDE TUDO COMEÇOU E ONDE ESTÁ A SOLUÇÃO PARA OS SEUS PROBLEMAS
Porque as mudanças demoram tanto para acontecer? Porque a gente continua fazendo uma coisa mesmo sabendo que aquilo não é o certo? Porque a gente sofre tanto para adquirir um novo hábito?
A resposta é: Nós temos duas mentes (consciente e inconsciente), elas ficam brigando entre si, e isso gera o problema, o conflito.
Nossas decisões são tomadas antes mesmo que a nossa consciência as tome, e o intelecto não está consciente desse fato, acreditando ser ele quem decide. Nosso inconsciente decide 90% de tudo que a gente faz e os nossos pensamentos conscientes são apenas 10%. Esse é o motivo pelo qual você se sabota e procrastina. Se não é o intelecto nem o consciente, quem está no controle? As memórias. Todas as experiências da vida são expressões de memórias que se repetem, as inspirações, depressão, pensamentos, culpa, pobreza, sofrimento, ressentimento são antigas aflições renovadas. Elas geram os nossos pensamentos automáticos. Para que as mudanças aconteçam, nós precisamos acessar o nosso inconsciente, ou seja, as nossas memórias, as nossas crenças.
“Até você se tornar consciente,
o seu inconsciente irá dirigir a sua vida
e você vai chama-lo de destino” (C. G. Jung)
Crença é toda programação mental, adquirida como aprendizado durante toda a vida, mas principalmente na infância, são experiências, ambientes e influência de pessoas que convivemos, elas determinam os comportamentos, atitudes, conquistas e a qualidade de vida de uma pessoa. Você pode ser muito inteligente, fazer tudo certo, mas se as suas crenças não estiverem em harmonia, você não vai sair do lugar, as crenças determinam os seus resultados. Elas são como leis, são verdades absolutas para quem as acredita. As crenças são basicamente, o entendimento que as pessoas têm sobre elas mesmas, sobre o mundo e sobre o futuro. Cada pessoa teve e tem as suas experiências, por isso cada um de nós temos as nossas próprias opiniões e uma maneira particular de pensar. Isso explica porque pessoas têm reações diferentes para a mesma situação. O grande desafio do ser humano é lidar com as suas crenças. A sua forma de pensar te fez estar exatamente na situação em que você se encontra agora e é determinante para o que vai acontecer com você no futuro.
Pensamento => Sentimento => Comportamento => Resultados
As crenças podem ser: funcionais ou fortalecedoras e disfuncionais ou limitantes.
A crença limitante é a única coisa que pode barrar com que as coisas aconteçam para você. Foi você quem criou tudo o que você está passando hoje. Problemas são memórias que se reencenam. Você criou a sua realidade. Não é culpa sua, é sua responsabilidade, precisamos assumi-la 100% para que ocorra uma mudança. Não somos vítimas dos da nossa mente inconsciente, ela não é sua inimiga, ela não está contra você. Ela que te proteger, ela está cuidando de você, é o instinto de sobrevivência. Ele vai resistir até que você o convença que é bom, que vai ser legal, que é seguro. Não somos vítimas dos nossos pais, eles fizeram o melhor que puderam, tudo o que sabiam eles nos ensinaram, se nos fizeram sofrer eles sofreram muito mais com os seus próprios aprendizados. E tão pouco somos vítimas dos nossos inimigos, devemos ser gratos a eles, eles são quem nos mostram, como um espelho, o que nós temos que mudar para ter a vida e para ser o que queremos ser. Quando mudamos nossas crenças, mudamos de dentro pra fora. As crenças limitantes são negativas, rígidas e generalizadas. Elas podem causar muito sofrimento a pessoa. E para lidar com elas nós criamos suposições e regras de vida que justificam essas crenças e estratégias compensatórias para fugir ou diminuir as chances do nosso encontro com as situações que validam essas crenças e assim diminuir o que a gente sente.
“Buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça,
e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6:33)
As crenças podem ser dividir em três categorias ou esquemas:
-
Desamparo: crença de incapacidade de fazer algo (Capacidade).
-
Desamor: crença de incapacidade de receber algo (Merecimento).
-
Desvalor: crença de incapacidade de ser algo (Identidade).
Com o alinhamento das crenças de identidade, capacidade e merecimento você poderá chegar a qualquer lugar. O seu passado não te condena e o seu futuro não precisa ser como está hoje. A crença limitante te paralisa. Quando você tenta dar um passo à frente ela te puxa para trás. Ela te sabota. Ela não te deixa crescer. Ela te impede de realizar os seus sonhos, ou melhor, muitas vezes ela te impede até de sonhar. Você tenta, mas não consegue sair do lugar. E não adianta você aprender coisas incríveis, porque você vai fazer, mas a crença te derruba. É por isso que nada funciona. Nada tem um efeito duradoura na sua vida. Antes de tudo, você precisa se limpar, se esvaziar. Muitas vezes a crença não te deixa nem tentar, você corta logo quando alguém te dá uma ideia, ou se poda quando surge um pensamento. Quando você consegue se libertar de uma crença, a sensação que você tem é que caiu uma venda dos seus olhos, você se sente enganado, traído, feito de bobo, quanto tempo perdido... Uma crença é uma lei para quem acredita nela, e todo o universo vai trabalhar para validar essa lei. Quando a gente limpa os nossos lixos internos, as possibilidades se abrem para nós. Não existe uma pessoa estressada por natureza, o defeito que você tem não nasceu com você e você não precisa viver com ele, se isso não te faz feliz e não te faz crescer. As crenças limitantes são pensamentos ou sentimentos negativos, que te atrapalham de alguma forma a você alcançar o que você quer, a dar o passo que você precisa. Quando acreditamos em algo, nos comportamos de acordo com essas crenças. Ficamos presos a convicções e quando queremos algo não conseguimos acessar. O nosso conhecimento técnico e intelectual é secundário para definir o nosso sucesso. A sua base são as suas crenças e não importa quanto você trabalhe você nunca terá o resultado que quer. O seu sucesso é proporcional as crenças que você tem. Ela decide se você vai realizar os seus sonhos ou não.
“Ou você controla seus atos, ou eles o controlarão” (Willian Shakespeare)
É a consciência do observador que faz com que tudo se comporte como você quer. Todo problema trás em si a própria solução. Você vai andar em círculos! Você vai continuar sofrendo! Até que, você faça o que tem que ser feito, aprenda o que tem que aprender, entenda o que tem que entender. Quanto tempo mais você está disposto a perder? A gente precisa se cuidar e se amar para cuidar de quem a gente ama. Se a mudança não for por você que seja por eles. O medo torna o problema maior do que ele realmente é. A gente precisa ter a humildade de assumir que está com um problema, que não dá conta de resolver sozinho e procurar ajuda. Um profissional tem uma visão e uma experiência para resolver que a gente não tem, isso torna as coisas um pouco mais fáceis. Se você não se curar, esse padrão vai se repetir até que você tome uma atitude. A crença limitante pode se apresentar de várias formas, medo, historinhas que você conta pra você mesmo... Elas te impedem de passar para um próximo nível. Ela trava a sua vida. Você pode não ter a menor ideia do motivo pelo qual está passando por algo, ou como isso apareceu, mas você não pode simplesmente ignorá-lo, porque agora você tem consciência disso. O verdadeiro problema não tem nada a ver com a pessoa em si. Tudo começa no pensamento. A medida que você vai fazendo uma limpeza, os pensamentos ficam mais positivos, produtivos e amorosos. A medida que você vai ficando curado, o mesmo acontece com o que está do lado de fora. Tudo, sem exceção, está dentro de você. Mas o resultado não é instantâneo, exige tempo. A limpeza é o caminho mais curto para o sucesso. A vontade de transformar o mundo vem de uma pessoa que não tem limites dentro de si mesma. Mudando a forma como você pensa, sente e age, você mudará a sua realidade. A vida que estamos levando hoje é resultado dos pensamentos, sentimentos e ações passados. Se queremos mudança precisamos adotar novos comportamentos. Sempre que recair nos velhos modos de pensamento, corrija-se imediatamente.